BOLICHE NUMÉRICO
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver o raciocínio lógico
Os pontos serão registrados em um cartaz.
A CAIXA MÁGICA
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver a percepção tátil.
• Reconhecer as letras relacionando grafemas e fonemas.
JOGO DAS ABELHINHAS
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver a consciência fonológica.
BRINCANDO DE ACHAR LETRAS
BRINCANDO DE ACHAR PALAVRAS
AS ÁRVORES SABIDAS
TELEVISÃO DAS PALAVRAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Identificar as letras de seus nomes e do nome da professora.
• Observar qual a letra que mais apareceu, a que menos apareceu, o maior nome, o menor nome.
• Classificar as palavras colocando-as em ordem alfabética.
DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos formarão seus nomes com o alfabeto móvel. em seguida, cada um deverá colocar uma argola em cada letra de seu nome. No final, será possível observar quais letras foram mais utilizadas, quais menos aparecem nos nomes, letra inicial e final das palavras, nomes maiores e menores...
Obs.: A atividade pode também ser realizada com outras palavras.
BRINCANDO DE ACHAR PALAVRAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Conhecer novas palavras.
• Reconhecer unidades fonológicas como terminações de palavras, rimas...
(em diversas posições) e aliterações (repetições de
fonemas em palavras)
(em diversas posições) e aliterações (repetições de
fonemas em palavras)
DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos formarão palavras usando as argolas (dissílabas, trissílabas, polissílabas) como mostra a imagem.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Reconhecer unidades fonológicas ou segmentos sonoros como rimas, sílabas (em diversas posições) e aliterações (repetições de fonemas em palavras).
• Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
• Descobrir novas palavras.
• Desenvolver a escrita.
• Compreender a função da segmentação dos espaços em branco.
DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos deverão ler fichas com palavras e frases. Cada palavra lida corretamente, dará uma fruta para sua árvore. Cada frase que o aluno ler corretamente ganhará 2 frutas.
• Na escrita, se o aluno escrever uma frase corretamente ganhará 3 frutas.
• Vence quem tiver mais frutas em sua árvore.
Obs.: O Professor poderá adaptar a atividade de acordo com a necessidade
de seus alunos.
de seus alunos.
Esta atividade é ótima para desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
- Reconhecer unidades fonológicas
- Desenvolver a leitura e escrita.
ÁBACO
VAMOS CONTAR?
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver o raciocínio lógico.
• Fazer cálculo mental.
• Relacionar números X quantidades.
DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos receberão suas fichinhas.
• Eles, cada um na sua vez deverão jogar o dado, e de acordo com a quantidade marcada no dado, eles colocarão no tabuleiro as suas fichas.
• Vence quem no final tiver mais fichinhas no tabuleiro.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver a atenção e percepção auditiva.
• Reconhecer as letras, relacionando grafemas e fonemas.
• Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
DESENVOLVIMENTO:
• Ao som de uma música a batata quente deverá passar de mão em mão. Quando a música parar, o aluno que estiver com a batata na mão deverá retirar uma ficha de leitura (Sílabas móveis, palavras, frases e provérbios populares) de acordo com o nível de cada aluno.
FICHAS – DESCUBRA A PALAVRA
• Mostrarei fichas com palavras para os alunos, a medida que eu for abrindo eles terão que falar as letras, depois unirão as sílabas para no final falarem qual é a palavra. Eles saberão se acertaram a palavra quando observarem o desenho no final.
FIGURAS IGUAIS X PALAVRAS DIFERENTES
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
• Reconhecer palavras e unidades fonológicas ou segmentos sonoros como rimas, sílabas (em diversas posições) e aliterações (repetições de fonemas em palavras).
TRILHA DAS PALAVRAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver a escrita e a leitura
• Compreender a função da segmentação dos espaços em branco.
• Aprender a seguir regras, e a se socializar com os colegas.
DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos deverão ler fichas com frases e contar o número de palavras nas frases.
• De acordo com o número de palavras eles percorrerão a trilha.
• Quando cair em uma cor, o aluno abrirá a caixa que está na trilha pegará uma fichinha da mesma cor e deverá fazer o que se pede.
Retirado do Blogger Projetando na Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário