AS VOGAIS
Em sala de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
Dicas
Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.
O Comprimento
Antes que a turma comece a realizar as medições, estimule as crianças a fazer estimativas: quantas borrachas elas acham que seriam necessárias para determinar o comprimento da mesa? E a largura?
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
Objetivos dessa dinâmica para ensino fundamental é desenvolver a noção de estimativa, equivalência e medida por meio de comparações. A dinâmica desse exercício estimula o raciocínio e a percepção das crianças em relação às medidas-padrão.
Tempo: 1 aula. Grupo: crianças a partir de cinco anos. Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: Esta é uma brincadeira que basta usar o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma trena ou uma fita métrica.
Desenvolvimento: Para começar a brincadeira, divida a turma em quatro grupos. Escolha para cada um deles um objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir - por exemplo, a carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
Como seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um livro e um caderno para fazer as medidas? E assim por diante.
Maravilhoso! Muita luz a vc para que possa nos orientar sempre com novidades. Grata sempre!!!
ResponderExcluirOi Sônia, obrigado pelo comentário e pela visita. Beijinhos!!
ExcluirTodas as sugestões são para inicio do ano letivo:
Excluirhttp://www.soescola.com/2017/01/atividades-para-o-primeiro-dia-de-aula-volta-as-aulas.html
http://www.soescola.com/2017/01/dinamicas-primeiro-dia-de-aula-de-professores-alunos.html
http://www.soescola.com/2016/12/lembrancinhas-primeiro-dia-de-aula.html
http://www.soescola.com/2016/01/lembrancinhas-primeiro-dia-de-aula.html
http://www.soescola.com/2017/01/primeiro-dia-de-aula-o-que-fazer.html
http://www.soescola.com/2017/01/rotina-para-primeira-semana-de-aula.html
Olá Rita quero agradecer novamente, por estar enriquecendo o nosso blogger. Bejinhos!!
ResponderExcluir