segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Hipótese ALFABÉTICA

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A criança entende que cada letra representa um único som e que cada 
som é grafado por uma única letra.
Nessa fase, a criança já respondeu aos dois enigmas (“O que as letras representam?” e “Como elas criam representações?”). 
Assim, na maioria das vezes, utiliza uma letra para representar cada 
fonema de uma sílaba oral. Como raciocina segundo a hipótese alfabética, segundo a qual cada letra deveria representar um único som e cada som deveria ser grafado por uma única letra, nem sempre seus registros 
gráficos obedecem às convenções ortográficas de nossa língua.
Ao avançar no processo de alfabetização, ainda inconcluso, a criança 
deve perceber que, no português, há fonemas representados por mais 
de uma letra, como o /s/, que pode ser grafado por s, ss, sc ou ç, e letras que representam mais de um fonema, com o xem xi e em reflexo ou mais de uma letra representando um único fonema, como nos dígrafos (rr, ss, sc, nh, ch etc.). Surgem também dúvidas em relação à grafia de palavras e expressões comoembaixo, em cima.
Nesse momento, a aquisição da condição de alfabetizado depende de um trabalho sistemático com as convenções ortográficas da língua, não 
apenas para atender a essas regras, mas para compreender melhor os 
textos escritos e redigir de forma compreensível.
Por exemplo, Antônio compreende que cada som oral é representado por 
uma letra. Assim, algumas palavras não seguem a ortografia: por isso (poriso),  de repente (derepente), poluição (poluisão), muido 
(muito).

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Retirado do site da Plataforma do Letramento

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