segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

FILMES COM TEMA EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO

Gif
1. A onda (2008)
O filme “A onda” narra a história de Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967. (Fonte: http://www.cineplayers.com/filme.php?id=4957)

Gif
2. A maçã (1998)
O filme “A maça” narra a história verídica de duas irmãs gêmeas, Massoumeh e Zahra, trancafiadas em casa pelos pais – uma senhora cega e um senhor desempregado – durante 11 anos, o que as levou a um processo de atraso no desenvolvimento global. A prisão domiciliar era justificada por uma passagem de um texto religioso do Alcorão, segundo o qual as jovens são como pétalas, que fenecem ao contato do sol e não podem ser tocadas por homens. No filme, acompanhamos o drama dos pais (do pai, principalmente) para não ver as filhas ficarem sob a tutela do Estado. Ele tentará ensinar as meninas a desenvolver habilidades essenciais, como varrer o terreiro e fazer comida, para provar a uma assistente social que elas devem ficar com a família. O instigante é que não só a história das irmãs é verídica como os envolvidos no drama representam a si mesmos no filme. O pai, por exemplo, aceitou representar a si mesmo por acreditar que, assim, poderia defender seu nome, que fora, em sua opinião, caluniado.
 (Fonte: http://www.cinedica.com.br/Filme-A-Maca-13039.php)

Gif
3. Quando tudo começa (1999)  
O filme “Quando tudo começa” narra a vida de Daniel Lefebvre (Philippe Torreton), professor numa pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma alta taxa de desemprego. Daniel e os outros professores são aconselhados a não se envolver com os problemas da comunidade, mas é impossível para Daniel ignorar a miséria, a indiferença do governo e os sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam. Quando uma mãe aparece tão bêbada que acha melhor não levar os filhos pra casa, Daniel entra em contato com assistentes sociais, é ignorado e decide levar as duas crianças para sua casa. Ele então começa uma campanha contra o governo local, reivindicando condições mínimas de vida e dignidade para a população. Além de dificuldades pessoais, como a doença do pai, um ex-mineiro que sofre de enfisema, ele irá enfrentar enormes dificuldades burocráticas e a maquinação das autoridades educacionais. Menção Especial do Júri no Festival de Berlim de 1999.
(Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_21748_quando.tudo.comeca.html)

Gif
4. A culpa é do Fidel (2006)
O filme “A culpa é do Fidel” narra a história de Anna (Nina Kervel-Bey) que tem nove anos e vive uma vida tranqüila e confortável com seus pais, Marie (Julie Depardieu) e Fernando (Stefano Accorsi), sua babá e seu irmão caçula, François (Benjamin Feuillet). Mas sua vida bem organizada irá se complicar com a prisão de um tio espanhol, que era comunista convicto, e uma visita ao Chile do recém-eleito Salvador Allende.
(Fonte: http://filmow.com/a-culpa-e-do-fidel-t4142/)

Gif
5. Madadayo (1993)
O filme “Madadayo” narra a história do professor Hyakken Uchida (Tatsuo Matsumura) que resolve deixar de lecionar para poder se dedicar ao ofício de escritor. O professor é uma lenda vida entre alunos e ex-alunos, pelo seu espírito brincalhão e alegre, e constantemente recebe visitas de seus antigos pupilos. Ele e sua esposa (Kyôko Kogawa) alugam uma bela casa, mas logo ela é destruída em virtude dos ataques aéreos que o Japão sofre na Segunda Guerra Mundial. A partir de então eles se mudam para um barraco, onde vivia o jardineiro de uma mansão próxima. É quando seus ex-alunos, decididos a impedir que o professor continue com uma vida de misérie, decidem se unir para bancar a construção de uma nova casa para ele. Além disto passam a comemorar anualmente o aniversário do professor, reunindo amigos dele e ex-alunos para uma grande confraternização. (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-8127/)

Gif
6. Neds (2010)
O filme “Neds” narra a vida de um estudante brilhante, que por conta das inúmeras chacotas de seus colegas de classe, começa a mudar sua vida fazendo escolhas erradas e se envolvendo com uma gangue de jovens, desta forma ele acaba colocando em risco um futuro promissor e de todos que estão a sua volta.
(Fonte: http://filmeshunter.com/drama/neds/)

Gif
7. O estudante (2009)
O filme “O Estudante” narra a aventura de Chano, um homem de 70 anos de idade, que acaba de se inscrever na universidade para estudar Literatura. Assim, se encontra com o mundo dos jovens, de costumes e tradições muito diferentes das suas. Porém, com Dom Quixote sempre como exemplo, Chano atravessa a barreira das gerações e faz novos amigos, torna-se um guia e ajuda a resolver seus problemas. Até que um forte golpe acontece em sua vida e serão agora seus jovens amigos, que terá que ajudá-lo a superar.(Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_22992_o.estudante.html)

Gif
8. O jarro (1992)
O filme “O jarro” do cineasta iraniano Ebrahim Foruzesh, narra a história de um jarro de água que serve para as crianças de uma escola no meio do deserto matarem a sede trinca, e a rachadura deve ser consertada. 
(Fonte: http://www.terra.com.br/cinema/drama/jarro.htm)
You tube: (http://www.youtube.com/watch?v=LC-S0fTMY-M)
Gif
9. Preciosa: uma história de esperança (2009)
O Filme “Preciosa” narra a história de uma jovem Claireece “Precious” Jones (Gabourey Sidibe) que sofre as mais diversas privações. Abusada pela mãe, violentada pelo pai e grávida de seu segundo filho, é convidada a frequentar uma escola alternativa, na qual vê a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida.
(Fonte: http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/preciosa-uma-historia-de-esperanca/id/16266)
Gif
10. Um sonho possível (2009)
O filme “Um sonho possível” narra a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca, liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock) que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta.
(Fonte: http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/um-sonho-possivel/id/16160)
Gif
11. Elefante (2003)
O filme “Elefante” narra um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.
(Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_12322_elefante.html)
Gif
12. A língua das mariposas (1999)
O filme " A língua das mariposas" narra uma história que se passa na Espanha em 1936. Moncho, um garoto de 8 anos, tem medo de ir para a escola porque ficou sabendo que os professores batem nas crianças. Até que seu novo professor começa a dar aulas ao garoto em sua casa. Aos poucos, o menino conhece o professor e fica fascinado por seu caráter e por sua sabedoria. Porém, quando explode a Guerra Civil Espanhola, garoto desespera-se ao saber que seu mestre é perseguido.
(Fonte:http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/a-lingua-das-mariposas/id/10228)
Gif
13. A voz do coração (2003)
O filme " A voz do coração" narra a história de professor de música que  vai trabalhar numa rígida instituição de reeducação de jovens meninos. Com paciência, ele tenta melhorar suas vidas através da música. No entanto, ele terá que lutar para manter o coral dos meninos na ativa.
(Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_14884_a.voz.do.coracao.html)
Gif
14. Crianças invisíveis (2005)
O filme "Crianças invisíveis" é uma reunião de sete curtas-metragens, todos protagonizados por crianças de países diferentes, dirigidos por importantes cineastas, incluindo a brasileira Katia Lund.
(Fonte: http://www.baixalogofilmes.net/download-criancas-invisiveis-dublado/gratis/)
Gif
15. Entre os muros da escola (2008)
O filme "Entre os muros da escola" narra a história de François Marin (François Bégaudeau) que trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-58151/)
Gif
16. Escritores da liberdade (2007)
O filme "Escritores da liberdade" narra uma instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey's Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.
(Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_16856_escritores.da.liberdade.htm)
Gif

17. Filhos do paraíso (1998)
O filme "Filhos do paraíso" narra a história de Ali (Amir Farrokh Hashemian), que  é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-143441/)
Gif
18. Gênio indomável (1998)
O filme "Gênio indomável" narra a história de um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-363/)
Gif
19. Half Nelson (2006)
O filme "Half Nelson" narra a história de Dan Dunne (Ryan Gosling) que trabalha como professor em uma escola secundária, localizada na vizinhança pobre do Brooklyn. Desiludido com a realidade, ele não cumpre o currículo padrão da escola e tenta, de alguma forma, incentivar seus alunos a estudar os direitos alcançados com a Guerra Civil americana. Para tanto Dan tenta ensiná-los a pensar por si próprios, incentivando a troca de trabalhos entre eles. Porém fora de sala Dan recorre às drogas para superar a desilusão. Um dia ele é pego, logo após uma aula, por uma de suas alunas, Drey (Shareeka Epps). Apesar da diferença de idade e das condições sociais, eles aos poucos tornam-se bons amigos.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Half_Nelson)
Gif
20. Juventude transviada (1955)
O filme "Juventude transviada" narra a história de Jim Stark (James Dean) é, um bom rapaz, mas que acabou tomando rumo errado na vida sem motivo aparente - o que justifica o termo "rebelde sem causa" do título original. Seus pais sempre mudam-se de cidade para encobrir as besteiras que seu filho faz, porém Jim os confronta quando percebe que fez algo realmente sério desta vez. Em contraponto, acaba se apaixonando pela linda Judy (Natalie Wood), namorada do principal envolvido no caso errado de Jim.
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1945/)
Gif
21. A primeira noite de tranquilidade (1972)
O filme "A primeira noite de tranquilidade" narra a história de Daniele Dominici, que é um professor de literatura que foi morar em Rimini. Ele ensina na universidade local e se apaixona por uma aluna, chamada Vanina Abati, que parece ser uma pessoa magoada demais. Logo depois ele compreenderá o passado escuro dela, ligado à prostituição e a um namorado rico que a maltrata. Juntos tentarão começar uma nova vida longe de tudo.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/La_prima_notte_di_quiete)
Gif
22. Mentes perigosas (1995)
O filme "Mentes perigosas" narra a história de uma oficial da marinha (Michelle Pfeiffer) que abandona a carreira militar para realizar o antigo sonho de ser professora de inglês. Mas o grupo de alunos rebeles que tem pela frente logo na primeira escola em que leciona será capaz de colocar à prova todo seu treinamento e experiência adquiridos na caserna.
(Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_13892_mentes.perigosas.html)
You tube: http://www.youtube.com/watch?v=YkFBLnbIQWQ
Gif
23. Meu mestre minha vida (1989)
O filme "Meu mestre minha vida" narra a história do professor Joe Clark (Morgan Freeman) que é convidado pelo seu amigo Frank Napier (Robert Guillaume) a assumir o cargo de diretor em uma problemática escola de Nova Jersey. Autoritário e arrogante, Clark comanda com pulso firme e com métodos pouco ortodoxos, as vezes até violentos. Dessa forma, ele consegue com que alguns alunos da escola, que sofre com problemas de tráfico de drogas e violência, passem no exame de final de ano realizado pelo governo. Mesmo fazendo o bem para os alunos, seus métodos contraditórios atraem admiradores mas também inimigos.
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-63964/0)
Gif
24. Mr Holland - adorável professor (1995)
O filme "Mr Holland - adorável professor" narra a história de um músico (Richard Dreyfuss), que decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-14359/)
Gif
25. Nenhum a menos (1998)
O filme "Nenhum a menos" narra as dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1999.
(Fonte: http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/nenhum-a-menos/id/9042)
Gif
26. O carteiro e o poeta  (1994)
O filme "O carteiro e o poeta" narra a história de Mario (Massimo Troisi) que  é um carteiro que, ao fazer amizade com o grande poeta Pablo Neruda (então exilado político), vira seu carteiro particular e acredita que ele pode se tornar seu cúmplice para conquistar o coração de uma donzela. Descobre, assim, a poesia que sempre existiu em si, assemelhando-se às descobertas de verdade pelos meios dialéticos de Sócrates-Platão. O filme se passa em uma ilha na costa italiana. Massimo Troisi, que morreu aos 41 anos horas após o término das filmagens, não pôde ver o enorme reconhecimento mundial que o filme teve, com as 5 indicações para o Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator, em 1995.
(Fonte: http://www.modro.com.br/cinema/filmes/ocarteiro.htm)
Gif
27.O sorriso de Monalisa (2002)
O filme "O sorriso de Monalisa" narra a história de Katharine Watson (Julia Roberts) que é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-40141/)
Gif
28. Oleanna (1994)
O Filme "Oleanna" narra o drama de dois protagonistas, um professor universitário e uma aluna que vai mal no curso, dividido basicamente em três diálogos: o inicial em que o professor oferece ajuda à aluna - o que é interpretado por ela como assédio; o segundo no qual ele a confronta sobre a acusação; e o terceiro quando, já expulso da faculdade onde lecionava, o homem busca, pela última vez, resolver a situação.
(Fonte: http://filmow.com/oleanna-t21868/)
Gif
29. Pro dia nascer feliz (2005)
O documentário "Pro dia nascer feliz" aborda sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro. 
(Fonte: http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/pro-dia-nascer-feliz/id/13949)
You tube: http://www.youtube.com/watch?v=aHLCX8SYaeM
Gif
30. Somos todos diferentes (2007)
O filme "Somos todos diferentes" conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.
(Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_24136_Somos.Todos.Diferentes.Como.Estrelas.Na.Terra-(Taare.Zameen.Par).html)
You tube: http://www.youtube.com/watch?v=aHLCX8SYaeM
Gif

31. The Edukators (2003)
Jan (Daniel Brühl, de Adeus Lênin!), Peter (Stipe Erceg) e Jule (Julia Jentsch) são três amigos inseparáveis. Jan e Peter dividem o mesmo apartamento e uma militância política bastante original. Acreditando que é indispensável assumir alguma atitude para mudar o mundo, os dois rapazes fazem bem mais do que participar de todas as passeatas antiglobalização do calendário. Clandestinamente, invadem mansões vazias, mudam de lugar todos os móveis e deixam atrás um misterioso bilhete: "Seus dias de abundância estão contados", assinando-o como "Os Edukadores". Paralelamente, Jule encara privações financeiras desde que bateu seu carro no Mercedes de um ricaço, o empresário Hardenberg (Burghart Klaußner), e foi condenada a ressarci-lo pelo caríssimo conserto, o que ela considera uma tremenda injustiça.
(Fonte: http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/edukators/id/12098)
Gif

32. Sociedade dos poetas mortos (1989)
O filme "Sociedade dos poetas mortos" narra a história que se passa em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória,  um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-5280/)
Gif

33. Ser e Ter (2002)
O documentário "Ser e ter" aborda sobre os estudantes de uma escola rural da França, do jardim da infância até o último ano do primário, dos quatro aos 11 anos. O período mostra as crianças em pleno processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal, acompanhando-as em sua transição do universo familiar para um ambiente no qual é levado em conta sua individualidade sem pressupostos.
Fonte:( http://www.interfilmes.com/filme_15526_ser.e.ter.html)
You tube: http://www.youtube.com/watch?v=yiOru-N2nMg
Gif

34. O preço do desafio (1988)
O filme "O preço do Desafio" narra a saga de heróis da vida real, determinados a ter êxito num desafio para poucas pessoas: o exame Nacional de Cálculos Avançados. Edward James Olmos (indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1988) nos dá uma performance extraordinária como indômito Jaime Escalante, um professor de matemática numa escola em East Los Angeles, o Garfield High, que se recusa a rotular seus estudantes de subúrbio como fracassados. Escalante é persuasivo, empurra, ameaça e inspira 18 garotos que estão lutando com as frações para se tornarem mestres da matemática. Lou Diamond Philips e Andy Garcia co-estrelam este " Rocky, o lutador das salas der aula" (Pat Collins, WWOR-TV). Não há dúvidas a respeito: você vai parar e divertir-se.
(Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_20799_o.preco.do.desafio.html)
Gif

35. Happy Feet (2006)
Entre os pinguins imperador você apenas é alguém se souber cantar. Isto causa grande preocupação a Mano (Elijah Wood), considerado o pior cantor do mundo e também um grande sapateador. Norma Jean (Nicole Kidman), sua mãe, gosta do sapateado de Mano mas Memphis (Hugh Jackman), seu pai, acha que "isto não é coisa de pinguim". Além disto seus pais sabem que caso Mano não encontre sua "canção do coração" ele talvez nunca encontre o verdadeiro amor.
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-52416/)
Gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário