quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sites que divertem e ensinam


Escola Games
O que é: Os jogos do Escola Games são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico. O site, no entanto, ainda está em fase de testes. 

Para quem: Para crianças entre 5 e 9 anos. 

Não perca: No Jogo "Maior e menor da selva", a criança conhece de forma divertida os animais da selva e ainda descobre quais são os maiores e os menores. 
Guardiões da Biosfera 
O que é: O site Guardiões da Biosfera é um projeto educacional desenvolvido pela empresa International Paper, responsável pelo papel sulfite Chamequinho. Tem como objetivo estimular as crianças a produzir desenhos sobre as paisagens naturais brasileiras. 

Para quem: Indicado para crianças entre 6 e 12 anos. 

Não perca: Os vídeos são o recurso mais interessante do site, pois têm conteúdo lúdico e informativo sobre os biomas brasileiros. Há também o concurso e o blog, que proporcionam interação e participação para os internautas, permitindo que eles enviem seus desenhos, comentários ou mesmo que apresentem dúvidas. 

Educação Infantil 
O que é: O site Educação Infantil apresenta muitos jogos e deixa claro para quais finalidades educativas se aplicam, dividindo-os por grupos de interesse (alfabeto, coordenação motora, memória, jogo dos erros, matemática, meio ambiente...) e direcionando, desta maneira, as crianças a escolherem de acordo com o que mais gostam. 

Para quem: Os jogos são indicados para crianças entre 3 e 10 anos, ou seja para quem está na Educação Infantil ou nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 

Não perca: Os jogos que trabalham a coordenação motora das crianças. 

EcoKids 
O que é: O site EcoKids traz dicas de como preservar o meio ambiente e também exemplos de atitudes prejudiciais ao ecossistema. Os pequenos também encontram na página jogos que envolvem boas maneiras ambientais e até um espaço onde podem conhecer os elementos urbanos que compõem uma cidade.

Para quem: Direcionado à faixa etária da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Não perca: As brincadeiras simples que conscientizam desde a infância sobre a importância de preservar a natureza, como o Jogo da Memória, as Receitinhas e os Torpedinhos

Cocoricó
O que é: O site da série Cocoricó, da TV Cultura, é simples, colorido e educativo. Oferece jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades. A linguagem é simples e clara.

Para quem: As crianças entre os 5 e os 8 anos são as que mais aproveitarão o conteúdo do site.
O que é: O site do Clubinho Sabesp oferece atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar o público infantil para o uso consciente da água. 

Para quem: Indicado para crianças de 6 a 13 anos. 

Não perca: Na seção "Ligadinho", além de notícias, é possível visualizar várias edições da revista virtual do Clubinho Sabesp com entrevistas, dicas e notícias relacionadas ao meio ambiente. 
O que é: O Clube do Chamequinho é o site infantil da International Paper, que produz o papel Chamequinho. No portal, os pequenos podem acessar jogos e brincadeiras interativas que estimulam o aprendizado e a criatividade. Já os professores podem usar o website e buscar ferramentas didáticas complementares às atividades dadas em sala de aula. 

Para quem: Para crianças a partir de 6 ou 7 anos, pois é preciso ler as informações disponíveis no site. 

Não perca: Na "Central de Reciclagem do Chamequinho", a criança aprende a separar o lixo de forma bastante lúdica. 
O que é: No site da Disney , a criança assume a forma de um pinguim avatar colorido e participa de uma série de atividades. Não há anúncios publicitários de terceiros e não é preciso pagar nada para jogar, embora o acesso a algumas atividades requeira uma assinatura. O site oferece segurança para os pais, pois as crianças só podem começar a brincar depois de ter o cadastro autorizado por um adulto.

Para quem: Crianças de 7 a 10 anos, que já dominem a leitura.

Não perca: A possibilidade de participar efetivamente do site, enviando desenhos e fotos.
O que é: O site Jogos Educativos reúne uma série de joguinhos que proporcionam uma interação saudável da criança com o computador.

Para quem: Ideal para crianças na faixa dos 5 anos.

Não perca: O Jogo do Alfabeto, em que, a partir da forma das letras, as crianças devem montar um quebra-cabeça.

O que é: Além de oferecer passatempos para colorir e jogar, o site da editora Brinque Book abre espaço para os livros educativos. O internauta pode conhecer também um pouco mais da história dos escritores e ilustradores dos livros infantis em um dos canais do site.

Para quem: Mais voltado a professores, o site tem jogos que podem ser aproveitados por crianças a partir dos 5 anos. Crianças que já sabem ler podem aproveitar mais os resumos dos livros.

Não perca: A seção de papéis de parede oferece belas ilustrações dos livros da editora para deixar a área de trabalho do computador mais bonita e divertida para o seu filho.
O que é: O site Jogos para Crianças apresenta jogos que podem estimular as crianças quanto a raciocínio, concentração e artes. O seu foco maior é a diversão, mas pode proporcionar ganhos educacionais indiretos. 

Para quem: Os jogos são indicados para crianças que estejam entre os 5 e os 8 anos de idade. Abaixo dessa faixa etária, fica um pouco mais difícil o manuseio e a diversão. Para os mais velhos, há a perda de interesse e a busca por algo mais elaborado, rápido e desafiador. 

Não perca: A seção "Puzzle", que tem vários quebra-cabeças virtuais. 
 Migux 

O que é: O Migux é uma plataforma virtual de socialização infantil que tem como objetivo permitir que as crianças utilizem funcionalidades e ferramentas interativas que elas adoram. 

Para quem: Crianças e pré-adolescentes entre 6 e 12 anos. 

Não perca: O trabalho artístico tem grande destaque no ambiente, que oferece uma ferramenta de desenho para que os pequenos possam não só "fazer suas artes" como também expor e até presentear os amigos.
O que é: O site português Mosaico.Edu tem alguns jogos relacionados às disciplinas e outros que visam desenvolver a coordenação motora por meio de jogos sem contexto disciplinar.

Para quem: Recomendado para crianças entre 6 e 8 anos.

Não perca: As atividades de pintura virtual, ideais para crianças mais novinhas.
O que é: O Mundo do Sítio é um site educativo e de entretenimento baseados nos personagens e na obra de Monteiro Lobato. O grande diferencial é que os pais podem monitorar as atividades dos filhos diariamente. 

Para quem: O conteúdo é amplo o suficiente para entreter e divertir crianças de diferentes idades, dos 4 aos 12 anos. 

Não perca: A possibilidade de ler/ouvir trechos da obra clássica e imortal de Monteiro Lobato. 
O que é: O Pequeno Cientista é um site que traz diversas atividades sobre o tema Universo. De dentro de uma nave espacial, as crianças descobrem detalhes sobre os oito planetas do sistema solar, estrelas e galáxias. Muito interativo, é possível até mesmo aterrissar a nave, atirar em asteroides e muito mais. 

Para quem: Indicado para crianças de 7 a 12 anos. 

Não perca: A seção de experiências, com quatro atividades científicas para fazer em casa. 
O que é: O site Pintores Famosos conta com a biografia de 37 pintores mundialmente famosos, abordando não apenas os fatos marcantes da vida de cada um, mas principalmente como se desenvolveram suas obras, relacionando-as com outros artistas do mesmo período. Ao lado do texto, há fotos de obras que ilustram o trabalho do artista.

Para quem: Pode ser utilizado por crianças a partir de 8 anos, pois a linguagem é bastante simples.

Não perca: As biografias de grandes pintores brasileiros, como Di Cavalcanti, Giovanni Oppido, Portinari e Tarsila do Amaral
O que é: A página Pequeno Artista é um espaço aberto para crianças e pré-adolescentes enviarem pinturas, poesias e até piadas de própria autoria e participarem de concursos. No site, também há jogos educativos, dicas de livros e de filmes infantis.

Para quem: O site é recomendado para crianças e adolescentes na faixa dos 8 aos 12 anos. 

Não perca: Crianças e adultos podem enviar as suas contribuições para o site.
O que é: Os Abelhos é um site totalmente criado e voltado para crianças. Segundo os próprios criadores da página, ela busca, através da fantasia, estimular a imaginação, resgatando valores de cidadania, respeito, amizade, amor, igualdade, justiça, culturais e cuidados com o meio ambiente. 

Para quem: Para crianças a partir de 6 anos. 

Não perca: Os menus mais interessantes do site são "Cidadão do mundo" e"Saúde e higiene", com animações e testes sobre a atuação da criança no mundo que vive. 

Retirado do site Educar para Crescer

2 comentários:

  1. Legal essas indicações, devemos aproveitar q as cianças adoram a informática para incentivá-las ao aprendizado.

    ResponderExcluir