
- Desenhar e escrever o que desenhou;

- Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,
utilizá-Ios em jogos, bilhetes, etc;

- Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia;

- Ter contato com diferentes portadores de textos;

- Frequentar a biblioteca, banca de jornais, etc;

- Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc;

- Conversar sobre a função da escrita;

- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;

- Bingo de letras;

- Produção oral de histórias;

- Escrita espontânea;

- Textos coletivos tendo o professor como escriba;

- Aumentar o repertório de letras;

- Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.

- Comparar e relacionar palavras;

- Produzir textos de forma não convencional;

- Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;

- Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;

- Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;

- Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;

- Completar palavras usando a letra inicial e final;

- Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc

Retirado do Blogger Cantinho da Educação Infantil
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