funcionários como será o ano na sua escola, reserve um período
da semana pedagógica para organizar a recepção dos alunos na
primeira semana de aula. Os professores já terão informações
sobre as turmas para as quais darão aulas e isso certamente
ajudará nas relações que se estabelecerão no início do ano letivo.
Com todo o grupo, pense nos detalhes que farão com que os alunos
se sintam acolhidos e formem (ou fortaleçam) os laços afetivos com
a escola - condição importante para que a aprendizagem aconteça.
A seguir, uma pauta para você discutir com a equipe:
Antes de os alunos chegarem, combine com professores e
funcionários a maneira como a sala de aula deve estar
organizada. No primeiro dia, as formações circulares facilitam a
integração e por isso são mais indicadas do que fileiras (que não
favorecem a socialização). Nas salas da Educação Infantil,
aconselha-se a organizar cantos de brincadeiras (veja exemplos
no vídeo Ateliê de Entrada) - para ajudar a entreter as crianças
antes que a turma esteja completa e também já iniciando um
processo de socialização e aprendizagem. A coordenação
pedagógica, junto com os professores de cada turma, poderá
decidir quais cantos são mais interessantes para as diversas
faixas etárias.
Decidam em conjunto o local em que cada um receberá os alunos.
A sugestão é que a equipe gestora fique no portão para
cumprimentar não somente as crianças e os jovens mas também
os pais que costumam acompanhar os filhos à escola. Os
professores podem esperar pelos alunos na porta da sala
de aula. Combine com os funcionários de apoio que eles se
posicionem nos corredores e em locais em que possam ajudar
a informar a localização de cada classe ou ainda orientar sobre
o caminho para os banheiros, o bebedouro etc. e outras dúvidas
que os estudantes possam ter.
Reflita com os professores sobre a importância de apresentar
os novos alunos aos demais antes do início dos trabalhos.
Peça aos docentes que estimulem a criança a falar um pouco
sobre ele mesmo, seu histórico e sua relação com os estudos.
Depois, todos podem contar o que fizeram durante as férias.
Os professores podem contribuir dando ideias para organizar
esse momento e apresentar maneiras de fazer isso.
Exemplos: cada aluno pode contar sobre algo que aprendeu
nas férias, um lugar que visitou, uma história que leu ou
assistiu. Entre os mais velhos, também é interessante falar
dos planos que têm para o ano, o que pode incluir um curso ou
uma atividade extra ou estudar para o vestibular.
É comum que os alunos novos demorem um pouco para se
enturmar com um grupo já formado. Para facilitar esse período,
adote um sistema de tutoria em que um colega da turma que j
á estuda na escola há mais tempo mostre ao novato todos os
departamentos, o acompanhe e oriente em relação aos
procedimentos da escola e tire suas dúvidas. Esse
acompanhamento pode variar de uma semana a um mês.
Algumas escolas marcam o início das aulas para os novatos
um ou dois dias depois do início oficial das aulas.
Nesses dias, o professor dá informações sobre o novo
colega que vai chegar (nome, de onde ele vem, o que
fazem os pais etc.) e escolhe o aluno que fará a tutoria.
Em instituições em que há grêmio estudantil, essa recepção
pode ser feita por um membro da entidade.
Reforce também a importância dos funcionários de apoio e
administrativos serem receptivos com todos e especialmente
solícitos com quem ainda não conhece as dependências e
rotina da unidade. Estude a hipótese de a classe do primeiro
ano - em que todos devem ser novos - fazer uma excursão
pela escola com paradas em cada setor para que um
responsável da área explique o funcionamento da cantina,
da biblioteca, da secretaria, etc. Algumas escolas marcam
o início das aulas em dias diferentes para cada três ou
quatro turmas para que todos os funcionários deem atenção
a chegada de todos.
As primeiras aulas devem apresentar os conteúdos que serão
trabalhados durante um período (bimestre, trimestre ou
semestre), de acordo com o que foi planejado na semana
pedagógica.
Uma maneira de apresentar os projetos que serão desenvolvidos
é mostrar à turma os trabalhos feitos sobre o tema em anos
anteriores. Ao coordenador pedagógico, cabe orientar os
professores para que façam uma avaliação inicial antes de
introduzir cada conteúdo. As perguntas, quando bem elaboradas,
além de dar uma noção precisa do que cada aluno sabe sobre
o tema e de que ponto os professores podem avançar, servem
para despertar a curiosidade e dar uma prévia do que as
crianças aprenderão durante o projeto.
Decida com a equipe, também no final da semana pedagógica,
quem apresentará o estatuto da escola - e como - e em que
momentos serão feitos os combinados entre professores e
alunos. O próprio diretor pode ter essa função. Para isso, ele
precisará ir de sala em sala, se apresentando, dando as boas
vindas e explicando algumas regras de convivência já em vigor
- que devem ser transmitidas de forma que os alunos entendam
porque elas existem. Uma sugestão é partir dos direitos de
cada um para os deveres de todos.
Por exemplo: todo estudante tem direito a material didático de
qualidade, para isso cada um deve cuidar bem dos livros que
usará naquele ano para que eles possam ser reutilizados no
próximo. É importante gastar alguns minutos com o assunto
logo nos primeiros dias de aula, antes que as situações em
que caberia o uso de determinadas regras ocorram. Com as
regras gerais conhecidas, cada professor pode organizar com
a uma turma os combinados internos. Para isso é preciso ouvir
os alunos e sistematizar as discussões, chegando a normas
internas para cada grupo
Retirado da Revista Gestão Escolar
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